Construir algo esta diretamente relacionado ao trabalho! E falta de ideia relacionada a forma como se organiza este trabalho! Afinal, se o trabalho é organizado, as coisas tendem a fluir naturalmente.
E as ideias brotam na mente com constância, e, a partir dai, basta anotá-las no mesmo momento que surgir, para não correr o risco de perderem-se no passar do dia.
Chamamos de “trabalho”, por que realmente é um trabalho exaustivo, esse tal ato de escrever, não bastam ideias, é preciso adequá-las ao pensamento, de forma coerente para produzir algo de relevância.
Quem não ficou de frente à folha em branco? Querendo escrever e não sabia o que, ou com uma ideia na mente, porém não encontrava palavras para descrever essa ideia, ou escreveu trezentas palavras e o tal branco surgiu, como acabar de redigir o texto, qual rumo tomar?
Na verdade o que acontece não é uma falta de inspiração!
É a falta de um trabalho sério, conciso e determinado! Falta o conhecimento adequado ao que você quer escrever.
E o trabalho sério, conciso e determinado tem seu início na leitura das pesquisas, que com retidão anota-se tudo que parecer relevante ao assunto estudado formando assim uma ideia contextualizada.
Mas, o que é organizar o trabalho de forma eficaz? Esse é o X da questão! Cada um tem seu método de trabalho e se adequar a sua forma, entretanto, se como você esta trabalhando e não produz resultado, ou um resultado insatisfatório, então é hora de mudar a maneira como organiza esse trabalho.
Mas, afinal, qual método utilizar? De que maneira estruturar o trabalho de escrever de forma que produza o resultado esperado?
O primeiro passo é estabelecer objetivos.
Objetivos bem definidos, para dar rumo ao que você deve seguir.
Onde quer chegar? Por que quer escrever? Para quem quer escrever?
Tendo em mente o caminho exato fica fácil alcançar bons resultados no seu texto.
Então, fica assim, o trabalho organizado de forma eficaz, ajuda a produzir a ideia contextualizada que dá suporte para estabelecer objetivos, e formar na mente o caminho exato, que deve-se seguir na criação do texto.
Alguns bons hábitos podem ajudar você a fugir do tal branco no processo criativo.
Fazer constantes leituras a respeito do que você quer escrever. Tem pessoas que se prendem em listas de livros dadas por gurus, a verdade é que não existe livro bom ou livro ruim até que você leia. Não se deixe influenciar por opiniões alheias.
Leia você, medite, analise, compare com outros autores que tratam o mesmo assunto, busque autores que digam contra, e ai, você terá condições de dizer por si mesmo, se tal livro é bom ou ruim.
Não basta somente a leitura, é preciso exercer a meditação do que você leu.
É preciso ter material no seu intelecto para fazer relações entre opiniões e contextos diferentes do assunto, para você ter condições de tomar uma opinião própria.
Adequar suas opiniões formadas em um processo de realidade, ao mundo atual, não adianta ter opiniões que não trazem bons resultados para quem as lê no momento presente.
Considerar em primeiro lugar seu leitor, aquele a quem se destina o texto final, produto pronto para tapar lacunas e resolver problemas.
Colocando em prática essas pequenas lições, certamente não faltará ideias para trabalhar, pelo contrário, sobrará ideias, que você terá que colocá-las em uma lista para não esquecê-las, e ter com que trabalhar no dia de amanhã.
É um exercício mental que não pode parar.
Deu branco? Trabalhe e esforce-se no seu objetivo, use sem economia da determinação, que as ideias aparecem com força e direcionadas aos resultados que espera.
Encare a folha branca como uma oportunidade de alcançar o inimaginável, possibilidades de altos voos, a mundos nunca visto.
Apenas não deixe que o mundo do faz de conta impregnar sua mente, e criar bloqueio ao processo criativo, esteja ativo na realidade dos fatos para criar a realidade imaginada.
Aprimore, Melhore, Atribua Valor
Revise.