Sinopse — Emburrecimento programado: o currĆculo oculto da escolarização obrigatória
O debate atual sobre termos um currĆculo nacional Ć© uma farsa. JĆ” temos um currĆculo oculto cujo objetivo Ć© emburrecer, e nenhuma mudanƧa nos conteĆŗdos pode reverter seus efeitos macabros. As escolas ensinam exatamente o que pretendem, e o fazem muito bem: elas sĆ£o um mecanismo de engenharia social.
EstÔ na hora de encararmos o fato de que a escola obrigatória é nociva para as crianças e que fazer remendos não resolverÔ o problema. A culpa não é dos professores ruins ou da falta de investimento: injetar mais dinheiro ou mais gente nessa instituição doente farÔ apenas com que ela fique ainda mais doente.
Se queremos mudar o que estĆ” rapidamente se transformando num desastre de ignorĆ¢ncia, temos de compreender que a instituição escolar serve para āescolarizarā, mas nĆ£o para āeducarā, e que āeducarā e āescolarizarā sĆ£o termos mutuamente excludentes. Ć urgente ignorarmos as vozes autorizadas da televisĆ£o e da mĆdia e recuperarmos as premissas fundamentais de uma verdadeira educação.
Sobre o Autor:
John Taylor Gatto (1935ā2018) passou mais de 30 anos em sala de aula; foi o āprofessor do anoā da cidade Nova York em 1989, 1990 e 1991, e de todo o estado de Nova York em 1991. Nesse mesmo ano anunciou que deixaria as classes por nĆ£o querer mais āganhar a vida machucando crianƧasā, e passou a se dedicar integralmente a escrever e dar palestras contra a escola obrigatória. Ele enfatiza a diferenƧa entre famĆlias ou comunidades e āredes operacionaisā (networks), seus substitutos malĆ©ficos. Com āEmburrecimento programadoā [Dumbing Us Down, 1992], Gatto inspirou milhares de pais a tirarem os filhos da escola e praticarem educação domiciliar.
Ficha TƩcnica:
ISBN: 9788594090300
Editora: KĆrion
DimensƵes: 14.00 x 21.00 cm
PƔginas: 136
Idioma: PortuguĆŖs